Blog da Luiza - Gestar 2


segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Glossário


Ambientes colaborativos de ensino mediados por computador: São ambientes, geralmente baseados na Internet, que integram diversas ferramentas para propiciar o processo de ensino-aprendizagem. Dentre as ferramentas disponibilizadas podem ser destacadas:fórum de discussão, salas de bate-papo, repositório de arquivos, canais de comunicação professor-aluno e aluno-aluno. Exemplos de ambientes colaborativos: Moodle, E-proinfo, E-learning, TelEduc.

Blog: são páginas da internet que permitem interação entre o seu proprietário e o leitor ou, ainda, entre leitores. O funcionamento dos blogs se baseia na possibilidade dos leitores escreverem comentários sobre o texto (postagem) do proprietário. Também são utilizados na educação pela facilidade de criação e acesso, permitindo-se troca e construção de conhecimento de forma mais participativa e aberta.

Chat: chats ou salas de bate-papo são páginas da internet que permitem a conversa, de forma síncrona, das pessoas conectadas em um determinado momento.

CPU: Unidade Central de Processamento – em inglês: Central Processing Unit): é o componentes responsável pelo processamento propriamente dito. São exemplos de CPUs: Pentium IV, AMD Athlon etc.

Datamining: processos e ferramentas utilizadas para agrupamentos e classificação de itens a partir de padrões detectados em grandes bases-de-dados.

EaD: Acrônimo que designa Educação à Distância. Modalidade de ensino onde as atividades (todas ou a maior parte delas) são realizadas de forma não presencial. A EaD pode ser mediada pelo computador e pela Internet, porém podem ser utilizadas outras mídias para fornecer suporte à EaD, tais como:material impresso, rádio e TV.

E-mail: é um correio eletrônico, consiste em uma ferramenta para editar, enviar e receber mensagens através da Internet.

Hardware: circuitaria, material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.

HD(Hard Disc): Também conhecido como winchester. É onde os dados ficam armazenados de forma a serem preservados mesmo quando o computador é desligado.

Http: HyperText Transfer Protocol (Protocolo de transferência de hipertexto) é, genericamente, a linguagem utilizada para transferir informações via Internet a serem exibidas nos navegadores Internet. Como a sigla define, 'uma linguagem para transferência de hipertexto.

Hipertexto: estrutura textual que contém, além de textos e objetos multimídia, links(apontadores) para outros documentos, de modo a permitir a navegação pelas páginas da Internet.

Interface: O conceito de Interface se expressa pela presença de uma ou mais ferramentas para o uso e movimentação de qualquer sistema de informações, seja ele material, seja ele virtual. 2. Um circuito eletrônico que controla a interligação entre dois dispositivos hardwares e os ajuda a trocar dados de maneira confiável.3. O ponto em que há controle entre dois dispositivos hardwares, entre um usuário e um programa ou sistema operacional, ou entre duas aplicações.


Internet: termo genérico para designar o canal de interconexão dos computadores pessoais. Através da Internet, pode-se enviar emails, navegar pelas páginas da Internet, coletar filmes e diversas outras atividades.

Media Player: Programa (software) utilizado para exibir filmes, clipes, áudio e diversos formatos multimídia.

Memória Principal: Também conhecida como memória Ram (Random-Acess Memory), é a parte do computador responsável pelo armazenamento dos dados e os programas que estão sendo manipulados no momento. È uma memória volátil, ou seja, caso o computador seja desligado, todas as informações da Ram são perdidas. Por isso, é necessário gravar(salvar) no disco, por exemplo, o texto que está sendo digitado.

Messenger: programa utilizado para permitir a interação entre pessoas. Os messengers (ou mensageiros instantâneos) permitem que as conversas sejam feitas por meio de texto, áudio e vídeo.

NTCIs: as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação reúnem tecnologias e métodos cujo objetivo principal é possibilitar maior agilidade e facilidade para captação, transmissão e distribuição de informação. Tais processos ocorrem por intermédio da digitalização e da comunicação em rede ( mediada ou não por computadores).

Orkut: nome de uma rede social virtual que permite a interação entre pessoas ( através de seus perfis virtuais). As pessoas cadastradas podem também participar de comunidades virtuais e promover discussões a respeito de assuntos diversos.

Skype: software que permite que as pessoas se comuniquem por voz atavés da internet, ou seja, faz com que o computador funcione como uma espécie de telefone via Internet.

Sistema operacional: programa(software) responsável pelo gerenciamento do computador e pela interface do usuário com o computador. São exemplos de sistemas operacionais: Windows, Linux. Através deles, o usuário pode operar o computador, usando seus comandos, telas gráficas etc.

Software, logiciário ou programa de computador: é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.

Wiki: termo genérico para designar sistemas computacionais, geralmente baseados em Internet, que permitem a criação cooperativa e colaborativa de conhecimento.

www: acrônimo de World Wide Web, também conhecida como web, designa a rede de alcance mundial para troca de hipermídias( hipertextos, sons, figuras etc.)

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Autobiografia

Meu nome é Luiza Oliveira de Assunção, nasci aos 19 de dezembro de 1965, na cidade de Deodápolis, Mato Grosso do Sul.
Antes de completar sete anos, meu pai resolveu se mudar com a família para a capital de São Paulo, onde pretendia melhores oportunidades de emprego e estudo para os filhos.

A primeira escola de que me lembro ficava na capital de São Paulo, num bairro chamado Penha de França. Era um prédio de três andares e chamava-se Colégio Padre Antão. Eu me recordo bem das escadas, que era por onde eu, ainda criança, corria em busca da merenda e das brincadeiras do recreio. Na sala de aula, me recordo apenas de um professor de quinta-série. Ele era negro, alto, magro e muito sisudo, mas eu me identificava muito com ele, ele dava aulas de Português e, com certeza, foi o responsável pelo gosto que adquiri pela leitura.

O que mais me fascinavam eram os textos que me transportavam para um mundo de fantasia, cheio de emoção e de alegria. Eu me concentrava tanto nas leituras, nas histórias, que perdia a noção do tempo, da realidade, e muitas vezes fui repreendida duramente por isso, pois tinha que cuidar dos serviços da casa primeiro e, muitas vezes, me surpreendiam com um livro nas mãos, entretida com as aventuras dos personagens.
Pegava livros emprestados na biblioteca da escola, na biblioteca pública e dos meus professores. Adorava entrar em livrarias e sonhava em um dia poder adquirir todos aqueles livros ali expostos. Era meu sonho de consumo. Meus irmãos mais velhos também contribuíam trazendo material de leitura para mim. Gibis, revistas, livros os mais diversos, fotonovelas e outros. Tinha preferência por textos narrativos e que tivessem bastantes diálogos.
Aos onze anos de idade nos mudamos novamente. Agora para a cidade de Campo Grande. Ali, estudei numa escola muito boa, cujo nome homenageava o Padre Heitor Castoldi. Datam dessa época algumas lembranças muito boas como o contato com a música e as festas regionais.
Permanecemos somente um ano naquele lugar, de onde saímos atraídos pela possibilidade de adquirir um pedaço de terra. Viemos para Rondônia em 1978 e nos instalamos inicialmente na cidade de Colorado do Oeste e depois no sítio que meu pai ganhou do Incra.
Essa nova morada ficava localizada muito distante da cidade e, por isso, fui obrigada a interromper meus estudos na sétima série do ensino fundamental. Também rarearam as possibilidades de acesso a qualquer material de leitura, então lia o que me caía nas mãos.
Aos dezesseis anos me casei e, um ano depois, já era professora numa escolinha rural em turmas multisseriadas.
Logo em seguida me inscrevi num curso de formação de professores à distância, o Logos II.
Com minha sede de saber, consegui alcançar, nesse curso, um dos recordes dos quais me orgulho em meus estudos. Concluí o curso em menos de quatorze meses, realizando até quatorze provas em um só dia.
Assim “formada”, resolvi me mudar, com minha família para a cidade de Cerejeiras, quando fui trabalhar na Escola Tancredo Neves, isso em 1986.

Trabalhava com turmas do primário, segunda e terceira série, a maior parte do tempo.
Em 1995, surgiu a oportunidade de realizar mais um dos meus sonhos, um curso de graduação na área de Língua Portuguesa. Era um curso da UNIR, Universidade Federal de Rondônia. Quando comecei o curso, fui convidada a trabalhar com as séries finais do ensino fundamental e o ensino médio.
Em 2000, seis meses depois de minha formatura, fui surpreendida em minhas convicções pela demissão. O Governo do Estado, alegando a necessidade de enxugar a folha de pagamento, demitiu um grande número de funcionários.
Fiquei desesperada! Já havia percebido que a educação era a minha vida e não poderia viver de outra forma. Busquei por diversos meios reaver meu cargo, mas foi tudo em vão, percebi que não poderia tê-lo de volta. Minha salvação foram as escolas particulares e algumas aulas pelo município, até poder voltar. Agora de acordo com a lei. Com nível superior e concurso público. Fiz o concurso em 2001, passei e fui chamada pra tomar posse no meu cargo de Professora Nível III em abril do mesmo ano. Em 2008, fui convidada a fazer parte da equipe do Gestar II em Cerejeiras como formadora de Língua Portuguesa, com o qual espero poder contribuir para a formação continuada de muitos outros colegas professores e, dessa forma, ajudar na melhoria do qualidade da educação que é oferecida aos nossos jovens estudantes, principalmente, daqueles que são foco do programa, de sexto ao nono ano.


E o futuro? A Deus pertence... Mas acredito que estou deixando a minha contribuição para que ele seja melhor.