Programa Gestar II – Língua Portuguesa – Cerejeiras – RO
Relatório Oficina 11 – (1ª parte)
Unidade 21
A argumentação
No dia 15 de setembro de 2009, aconteceram em Cerejeiras - RO as oficinas(matutino e vespertino) referentes à Unidade 21, TP 06, que tem como tema a argumentação.
Iniciamos com o vídeo “O saber e o sabor”, no qual alguns especialistas em educação tecem comentários sobre a aquisição do saber, a que chamam “a degustação do saber”. Falam sobre a relação professor- aluno e relacionam os processos de retenção do conhecimento com atitudes comportamentais dos professores e dos alunos em sua relação diária com o saber. Rubem Alves, com suas inesquecíveis metáforas, compara a memória com a panela em que se cozinha o macarrão para concluir que tudo o que for significativo, servir para a vida, será retido pela memória enquanto o que sobrar, ou não estiver ligado à vivência do aluno será descartado como a água em que se cozinha o macarrão.
Fizemos uma mesa redonda para discutirmos o conteúdo do vídeo de onde pudemos destacar as seguintes conclusões dos cursistas:
· O professor de verdade é aquele que procura descobrir o novo. Ele tem que se sentir provocado;
· Para ser professor é necessário se juntar ao aluno na aventura de descobrir;
· O nosso maior desafio hoje é ensinar a pensar, uma tarefa que está se tornando mais árdua devido a uma série de fatores, entre eles: o comodismo e a preguiça;
· Em todas as falas dos professores me encontrei com os meus sentimentos em relação à educação, principalmente quando um dos especialistas disse que o professor se beneficia de estar em contato com o aluno, que os jovens têm pensamentos rápidos e isso se junta a experiência do professor;
· É impossível ensinar a quem se nega a aprender e, o pior de tudo é ver todos contra os professores, pedagogos, escritores, políticos, pais, psicólogos e todos que fazem a Educação. Você não vê ninguém a favor do professor.
Realizamos também e em conjunto, em pequenos grupos, o estudo da unidade que foi socializado em seguida. Cada grupo ficou responsável por apresentar uma das seções da unidade aos colegas do curso. Foi bastante interessante essa atividade pois pudemos comprovar em loco quais os cursistas que estão realmente se empenhando em realizar o estudo individual antes da sessão coletiva. Os grupos fizeram cartazes, que utilizaram para apresentar suas conclusões.
Para concluir o estudo da TP e verificar se os objetivos da unidade foram alcançados foram produzidos textos argumentativos, que serão postados em seguida a este.
É necessário fazer aqui uma observação sobre as estratégias utilizadas nesta sessão presencial. Devido a dificuldade que encontramos em relação aos estudos individuais(que, aparentemente, não estavam sendo realizados a contento), resolvemos alterar mais uma vez o formato dos encontros quinzenais, osquais, a partir de agora serão divididos em duas partes. Em cada uma delas será socializada uma unidade do TP e, isso será feito, de preferência, pelos próprios cursistas, com a orientação da formadora.
Luiza Oliveira de Assunção
Formadora de Língua Portuguesa
Gestar II Cerejeiras- RO
Relatório Oficina 11 – (1ª parte)
Unidade 21
A argumentação
No dia 15 de setembro de 2009, aconteceram em Cerejeiras - RO as oficinas(matutino e vespertino) referentes à Unidade 21, TP 06, que tem como tema a argumentação.
Iniciamos com o vídeo “O saber e o sabor”, no qual alguns especialistas em educação tecem comentários sobre a aquisição do saber, a que chamam “a degustação do saber”. Falam sobre a relação professor- aluno e relacionam os processos de retenção do conhecimento com atitudes comportamentais dos professores e dos alunos em sua relação diária com o saber. Rubem Alves, com suas inesquecíveis metáforas, compara a memória com a panela em que se cozinha o macarrão para concluir que tudo o que for significativo, servir para a vida, será retido pela memória enquanto o que sobrar, ou não estiver ligado à vivência do aluno será descartado como a água em que se cozinha o macarrão.
Fizemos uma mesa redonda para discutirmos o conteúdo do vídeo de onde pudemos destacar as seguintes conclusões dos cursistas:
· O professor de verdade é aquele que procura descobrir o novo. Ele tem que se sentir provocado;
· Para ser professor é necessário se juntar ao aluno na aventura de descobrir;
· O nosso maior desafio hoje é ensinar a pensar, uma tarefa que está se tornando mais árdua devido a uma série de fatores, entre eles: o comodismo e a preguiça;
· Em todas as falas dos professores me encontrei com os meus sentimentos em relação à educação, principalmente quando um dos especialistas disse que o professor se beneficia de estar em contato com o aluno, que os jovens têm pensamentos rápidos e isso se junta a experiência do professor;
· É impossível ensinar a quem se nega a aprender e, o pior de tudo é ver todos contra os professores, pedagogos, escritores, políticos, pais, psicólogos e todos que fazem a Educação. Você não vê ninguém a favor do professor.
Realizamos também e em conjunto, em pequenos grupos, o estudo da unidade que foi socializado em seguida. Cada grupo ficou responsável por apresentar uma das seções da unidade aos colegas do curso. Foi bastante interessante essa atividade pois pudemos comprovar em loco quais os cursistas que estão realmente se empenhando em realizar o estudo individual antes da sessão coletiva. Os grupos fizeram cartazes, que utilizaram para apresentar suas conclusões.
Para concluir o estudo da TP e verificar se os objetivos da unidade foram alcançados foram produzidos textos argumentativos, que serão postados em seguida a este.
É necessário fazer aqui uma observação sobre as estratégias utilizadas nesta sessão presencial. Devido a dificuldade que encontramos em relação aos estudos individuais(que, aparentemente, não estavam sendo realizados a contento), resolvemos alterar mais uma vez o formato dos encontros quinzenais, osquais, a partir de agora serão divididos em duas partes. Em cada uma delas será socializada uma unidade do TP e, isso será feito, de preferência, pelos próprios cursistas, com a orientação da formadora.
Luiza Oliveira de Assunção
Formadora de Língua Portuguesa
Gestar II Cerejeiras- RO
Um comentário:
Achei muito interessante a metodologia que você tuilizou em sua oficina. Seguirei seu percurso, tá?
Cláudia Sá
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