Intertextualidade: O diálogo entre textos
No dia 20 de Abril de 2010, realizamos aqui, em Cerejeiras/RO, a oficina referente à unidade 04 do Caderno de Teoria e Prática 01 de Língua Portuguesa, que trata da Intertextualidade; O diálogo entre textos.
Como de costume, iniciamos o encontro com uma oração espontânea e uma mensagem para reflexão. Devido às dificuldades pelas quais estamos passando relacionadas ao fim da mobilização dos servidores da Educação no Estado por reajuste salarial, selecionamos a mensagem “ O doce aroma do café”, que pretende refletir sobre a forma como encaramos e reagimos diante das adversidades que se nos apresentam.
Em seguida, fizemos a retomada do conteúdo do TP através de apresentação de slides que discorriam sobre e exemplificavam os vários tipos de intertextualidade: paródia, paráfrase, alusão, citação e apropriação. Como exemplo escolhemos textos diversificados de autores também diversos como Jô Soares, Murilo Mendes, Renato Russo, Caetano Veloso, entre outros.
A segunda parte do encontro foi destinada à realização da retomada com os cursistas dos resultados da Avaliação Diagnóstica, aplicada aos alunos do 6 ao 9 ano das escolas do Município( estaduais e municipais) na semana que precedeu o início da paralisação (10, 11 e 12 de março). Para isso, fizemos, inicialmente, uma reflexão sobre os descritores de habilidades tanto de Leitura e Compreensão de textos quanto de Produção de textos. Como a maioria dos cursistas já conhecem esse material, por terem auxiliado a nossa equipe na aplicação e também na correção das avaliações, não tivemos nenhuma dificuldade nessa parte do encontro e passamos, em seguida, à análise dos gráficos que mostram a média das habilidades atingidas e não atingidas.
Analisamos também algumas das produções de texto dos alunos a fim de constatar essas dificuldades “in loco” e, a partir disso, buscarmos caminhos para desenvolver as habilidades não alcançadas ainda por eles. Combinamos então, que esses resultados devem ser encaminhados às escolas para que a equipe gestora, juntamente com os professores das respectivas turmas possam realizar um trabalho em conjunto visando melhorar a média de aprendizagem das turmas em sua totalidade e de cada aluno, individualmente.
Sendo assim, de posse do material produzido por nós quando da correção das avaliações (fichas, gráficos e relatórios) devemos nos encaminhar às escolas brevemente para fazer esse trabalho junto às equipes gestoras das mesmas.
Um comentário:
Oi luíza! amei seu blog e vejo que está atualizando! Parabéns pelo belíssimo trabalho e por este blog tão lindo! Sabe quem sou? a Érica de colorado e tenho um blog também e gostaria de receber sua visita! o meu endereço é http://ensinarexigealegria1.blogspot.com/ me visite e deixe um recado que será um prazer! Se quizer que te ensino por um mural de recados ou outras coisinhas é só falar meu email é:
pizapio09@gmail.com ou erica_pizapio@hotmail.com
bjos e boa sorte!
Postar um comentário