Relatório oficina 12 – Unidade 23
No dia 13 de outubro de 2009, foi realizada em Cerejeiras a oficina referente à unidade 23 do TP 06 de Língua Portuguesa: O processo de produção textual: revisão e edição.
Para dar início às atividades fizemos uma reflexão sobre o dia do Professor com a mensagem Professores Apaixonados.
Retomamos o conteúdo do TP, as seções 01 e 02 da unidade 23 e formamos grupos para realizar a atividade de planejamento sugerida na página 151. em seguida, os grupos apresentaram para os colegas a seqüência didática que planejaram. Fizemos o fechamento dessa parte da oficina com a sugestão de aplicação do Avançando na Prática da seção 03, que consiste na revisão do texto Os quilombos contemporâneos e a educação(p. 143, TP 06) em pequenos grupos, como forma de conscientizar os alunos sobre a necessidade e ou possibilidade de se revisar os textos por eles produzidos visto que a maior dificuldade relatada pelos cursistas em relação a esse trabalho tem sido justamente a resistência dos alunos em revisar seus textos, alegando que os mesmos já estão prontos.
Após o intervalo, nos sentamos em grupos novamente para a leitura e debate do texto Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações, de Maria Bernadete Brisola Brito Prado. Durante a socialização do estudo, procuramos esclarecer algumas dúvidas e incentivar os cursistas na elaboração de seu próprio projeto de sala de aula. Falamos sobre a estrutura do texto em si e nos colocamos à disposição de cada um deles para eventual suporte técnico-pedagógico. Nesse momento, apresentamos o relato da Professora Maria das Dores de Macedo Coutinho Raposo, vencedora do concurso Professor Nota Dez, da Fundação Victor Civita, a respeito do projeto desenvolvido por ela numa turma de 6º ano cujo tema era a produção de contos de terror (http://www.revistaescola.abril.com.br/).
Aproveitamos o final do encontro para homenagear os nossos colegas pelo Dia do Professor com uma montagem de fotos e a música “Você é especial”, de Aline Barros e uma mensagem do ilustríssimo professor Paulo Freire na qual ele incentiva os professores a não desanimarem diante das adversidades da profissão. Entregamos também uma pequena lembrança alusiva à data.
Para concluir realizamos a avaliação e os cursistas demonstraram satisfação com o programa.
Luiza Oliveira de Assunção
Formadora Gestar II – Língua Portuguesa
Cerejeiras – RO
Atividades realizadas pelos cursistas durante a oficina
1ª Proposta:
1. Texto “Vamos dar um fim para a violência” – Revisão da produção textual do aluno
v Leitura oral do texto;
v Divisão dos grupos para análise do texto identificando erros de concordância e ortografia;
v Proposta de reescrita do texto envolvendo:
v Coerência textual;
v Estrutura do texto (seqüência lógica das idéias e divisão dos parágrafos)
v Ortografia e pontuação;
2. Apresentação dos textos reescritos com abordagem das dificuldades encontradas;
3. Debate em sala com a participação do docente no papel de orientador, formando andaimes na construção do conhecimento para uma boa produção textual;
( Josiane, Sara e Wanderley)
2ª Proposta
1. Levar o tema para ser discutido em sala, colocar na lousa palavras e expressões chave;
2. Formar grupos e apresentar o texto original;
3. Através de questionamentos, direcionar a identificação dos erros no texto: pontuação, ortografia, coerência, coesão, fuga ao tema;
4. Após detectar os problemas no texto, cada grupo irá reescrever a sua versão seguido de apresentação para os colegas;
5. Após a apresentação dos grupos o professor convida a turma para a reescrita coletiva.
( Terezinha, Rialma, Márcia)
Atividade realizada por um aluno da professora Elenara – Escola Castro Alves
No dia 13 de outubro de 2009, foi realizada em Cerejeiras a oficina referente à unidade 23 do TP 06 de Língua Portuguesa: O processo de produção textual: revisão e edição.
Para dar início às atividades fizemos uma reflexão sobre o dia do Professor com a mensagem Professores Apaixonados.
Retomamos o conteúdo do TP, as seções 01 e 02 da unidade 23 e formamos grupos para realizar a atividade de planejamento sugerida na página 151. em seguida, os grupos apresentaram para os colegas a seqüência didática que planejaram. Fizemos o fechamento dessa parte da oficina com a sugestão de aplicação do Avançando na Prática da seção 03, que consiste na revisão do texto Os quilombos contemporâneos e a educação(p. 143, TP 06) em pequenos grupos, como forma de conscientizar os alunos sobre a necessidade e ou possibilidade de se revisar os textos por eles produzidos visto que a maior dificuldade relatada pelos cursistas em relação a esse trabalho tem sido justamente a resistência dos alunos em revisar seus textos, alegando que os mesmos já estão prontos.
Após o intervalo, nos sentamos em grupos novamente para a leitura e debate do texto Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações, de Maria Bernadete Brisola Brito Prado. Durante a socialização do estudo, procuramos esclarecer algumas dúvidas e incentivar os cursistas na elaboração de seu próprio projeto de sala de aula. Falamos sobre a estrutura do texto em si e nos colocamos à disposição de cada um deles para eventual suporte técnico-pedagógico. Nesse momento, apresentamos o relato da Professora Maria das Dores de Macedo Coutinho Raposo, vencedora do concurso Professor Nota Dez, da Fundação Victor Civita, a respeito do projeto desenvolvido por ela numa turma de 6º ano cujo tema era a produção de contos de terror (http://www.revistaescola.abril.com.br/).
Aproveitamos o final do encontro para homenagear os nossos colegas pelo Dia do Professor com uma montagem de fotos e a música “Você é especial”, de Aline Barros e uma mensagem do ilustríssimo professor Paulo Freire na qual ele incentiva os professores a não desanimarem diante das adversidades da profissão. Entregamos também uma pequena lembrança alusiva à data.
Para concluir realizamos a avaliação e os cursistas demonstraram satisfação com o programa.
Luiza Oliveira de Assunção
Formadora Gestar II – Língua Portuguesa
Cerejeiras – RO
Atividades realizadas pelos cursistas durante a oficina
1ª Proposta:
1. Texto “Vamos dar um fim para a violência” – Revisão da produção textual do aluno
v Leitura oral do texto;
v Divisão dos grupos para análise do texto identificando erros de concordância e ortografia;
v Proposta de reescrita do texto envolvendo:
v Coerência textual;
v Estrutura do texto (seqüência lógica das idéias e divisão dos parágrafos)
v Ortografia e pontuação;
2. Apresentação dos textos reescritos com abordagem das dificuldades encontradas;
3. Debate em sala com a participação do docente no papel de orientador, formando andaimes na construção do conhecimento para uma boa produção textual;
( Josiane, Sara e Wanderley)
2ª Proposta
1. Levar o tema para ser discutido em sala, colocar na lousa palavras e expressões chave;
2. Formar grupos e apresentar o texto original;
3. Através de questionamentos, direcionar a identificação dos erros no texto: pontuação, ortografia, coerência, coesão, fuga ao tema;
4. Após detectar os problemas no texto, cada grupo irá reescrever a sua versão seguido de apresentação para os colegas;
5. Após a apresentação dos grupos o professor convida a turma para a reescrita coletiva.
( Terezinha, Rialma, Márcia)
Atividade realizada por um aluno da professora Elenara – Escola Castro Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário