No dia 05 de maio de 2009, realizamos a 1ª oficina do Gestar II em Cerejeiras-RO com o tema Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado e Trabalhando com Gêneros textuais.
Como havia acontecido na oficina introdutória do Programa, tivemos problemas com o horário. Havia sido combinado que daríamos início aos trabalhos às 7 h., porém a maioria dos cursistas chegou com bastante atraso e só foi possível começarmos às 07h30min. Isso ocorreu também no período da tarde e tivemos que rediscutir essa questão com os cursistas, ficando estipulado os seguintes horários para os próximos encontros: no matutino, às 7:15 h e , no vespertino, às 13:15 h. Novamente foi pedido compromisso com o horário para evitar o fato de termos que estender as atividades para além do tempo previsto e também em demonstração de respeito com os colegas que chegam no horário combinado.
Depois de uma mensagem inicial, fizemos a retomada dos conteúdos das Unidades 09 e 10 do TP 03 de Língua Portuguesa. Isso foi feito através de questões elaboradas anteriormente que eram respondidas pelos cursistas numa seqüência estabelecida pelo material do programa, respeitando as limitações individuais e oferecendo oportunidade para que todos pudessem participar comentando o que foi exposto e acrescentando informações que julgassem pertinentes ao assunto em questão. Ao final, fizemos a socialização do resumo do conteúdo através de slides, com o objetivo de sintetizar o que foi estudado nas unidades.
Na segunda parte da oficina encontramos alguma dificuldade, especificamente com relação aos relatos escritos, pois os cursistas alegaram não terem tido tempo para concluir a atividade do Avançando na Prática e produzir o texto relatando a mesma. Dessa forma, resolvemos dar mais uma semana para que eles possam fazer isso. A próxima oficina ficou marcada, então, para daqui a três semanas, dia 26 de maio. Em relação aos relatos orais, pudemos comprovar o sucesso de nossos cursistas, na maioria dos casos. Os próprios cursistas avaliaram essa como sendo a melhor parte da oficina já que puderam compartilhar as experiências, tanto de sucesso quanto de fracasso, com os colegas. Aqui gostaria de também expressar a minha satisfação com essa atividade que, apesar de alguns equívocos em sua aplicação, aponta para o sucesso de todos, a sua aprendizagem e o seu crescimento intelectual e profissional. Abro parênteses para destacar algumas dessas experiências com a aplicação da teoria na prática de sala de aula:
1. A cursista Elenara ,coordenadora pedagógica na Escola Castro Alves, relatou a sua experiência numa turma de 9° ano, na qual aplicou o Avançando na Prática da p. 25 que culmina na elaboração de um texto biográfico. Concluiu que, apesar das dificuldades iniciais como o desinteresse dos alunos e a sua inexperiência no trabalho com essa faixa etária, certamente alcançou êxito haja vista as produções realizadas ao final da atividade e a avaliação positiva que os alunos fizeram da mesma;
2. Numa turma de sexto ano, em outra escola e, por isso, numa realidade bem diferente da anterior foi que a cursista Eliene, secretária na Escola Jerônimo Santana, aplicou a mesma atividade que a deixou entusiasmada. Ela se referiu aos resultados alcançados, a produção de biografias, como bastante motivadores e, trouxe algumas dessas produções para mostrar ao grupo.
3. Outro relato que nos impressionou foi o do cursista Francisco Elivânio, professor na Escola Tancredo Neves que nos relatou também a mesma atividade só que em turmas de 9° ano, na verdade três turmas. Como era de se esperar, os resultados alcançados foram diferentes. O professor enfatizou a sua dificuldade inicial com uma turma considerada problemática, que por pouco não o fez desistir da empreitada, causando-lhe certa decepção. Porém, com sua insistência alcançou êxito também nessa turma o que o deixou bastante satisfeito. Considerou o trabalho que teve no planejamento, na aplicação e na aferição dos resultados muito proveitoso.
4. Ainda quero destacar o relato de duas cursistas que realizaram a mesma atividade sugerida pelo TP, na p. 41, que se refere à comparação entre textos de natureza diversa, mas que enfocam o mesmo tema: a fábula “A cigarra e a formiga”, em turmas também diferentes, mas da mesma faixa etária. São elas Sandra, professora na Escola Jerônimo Santana, e Genilsa, professora na Escola Tancredo Neves. Ambas consideraram o trabalho com os textos bastante produtivo, apesar de não terem ainda concluído a atividade com a produção textual, o que pretendem fazer em breve.
Para a atividade de transposição didática foi feita uma dinâmica de divisão de grupos e, na seqüência, uma apresentação dos descritores de habilidades do programa e a exposição oral e visual de um planejamento para que os cursistas pudessem interagir nos grupos com o conhecimento prévio dos itens a serem trabalhados no planejamento das aulas.
Todo o restante da oficina foi trabalhado como sugerido no TP, inclusive com a ilustração audiovisual dos textos “Poema tirado de uma notícia de jornal”, de Manuel Bandeira e “Bom dia” de Gilberto Gil e Milton Nascimento.
Concluindo, seria interessante acrescentar minhas observações particulares do encontro, que seriam as seguintes: a princípio, me senti um pouco desanimada com a desistência de duas cursistas que não eram foco do programa, mas haviam demonstrado grande interesse em participar do mesmo. Uma delas é a coordenadora pedagógica do Ceeja (antigo Supletivo) Carlos Drummond de Andrade, e a outra é uma das secretárias da Escola Jerônimo Santana. Ambas justificaram a desistência alegando estarem fazendo outros cursos que lhes tomam muito tempo, tornando assim inviável a sua participação eficaz e produtiva no Gestar II. Em contrapartida, o que me motivou bastante foi o fato de perceber o envolvimento dos outros cursistas no programa, o seu empenho na execução das atividades e a sua participação ativa em toda a oficina, levantando questionamentos e comentando o conteúdo estudado e as atividades realizadas.
Formadora do Gestar II – Língua Portuguesa - Cerejeiras – RO
Luiza Oliveira de Assunção
Nenhum comentário:
Postar um comentário