As oficinas introdutórias do Gestar II em Língua Portuguesa na cidade de Cerejeiras aconteceram no dia 21 de abril de 2009 na cidade de Cerejeiras. Digo oficinas, no plural, pois foram realizadas duas oficinas, uma no período da manhã, com início às 7:15 h, e outra no período da tarde, às 13:15 h .Isso observando a disponibilidade de horário dos cursistas. Pela manhã fizemos um acordo em relação ao horário de início dos encontros que será a partir das 7 h. A cursista Márcia(CEEJA) enfatizou a sua dificuldade em cumprir o horário estabelecido devido ao fato de trabalhar no período noturno.
Fizemos o estudo da proposta pedagógica do programa GestarII, entregamos o material do curso e realizamos a exploração do material, com vista no seu conhecimento, e fizemos o estudo preliminar da Unidade 09, do TP 03 – Gêneros textuais, do intuitivo ao sistematizado. A turma da tarde teve que sair mais cedo por causa da reunião do Sintero e, por isso, não foi feito o estudo da unidade 09 com eles.
Falamos sobre as Atividades de Apoio à Aprendizagem, sobre o Projeto e sobre a Lição de Casa.
Na avaliação da oficina, os cursistas sugeriram, principalmente, que o ambiente fosse mais arejado e fresquinho, problema esse que já havia sido detectado por nós e que nos preocupa muito, a questão do ar condicionado que não estava funcionando e, por isso, a sala estava muito quente. Um dos cursistas sugeriu também que fossem feitas dinâmicas para divisão dos grupos de estudo, o que eu particularmente acho desnecessário, mas vou pensar sobre o assunto e conversar com a minha coordenadora.
A princípio, pude perceber bastante receptividade por parte dos cursistas, principalmente a turma da manhã, em relação a mim como formadora e ao programa, apesar das dificuldades na sua implementação, como a falta de disponibilidade na carga horária dos professores para o estudo individual.
Foi possível observar também a ansiedade com que acessaram o material do curso, o que me deixou bastante satisfeita. Espero que o meu entusiasmo com a proposta pedagógica do programa possa contagiar a todos, para se sentirem motivados em realizar as atividades propostas, inclusive e principalmente as de aplicação prática, ou seja, o Avançando na Prática.
Tive a preocupação de disponibilizar o meu horário de trabalho e o meu endereço telefônico e eletrônico para que os cursistas possam me contatar em caso de dúvidas ou necessidade de ajuda, tanto no que se refere aos estudos individuais quanto à aplicação das atividades práticas em sala de aula.
Concluímos com a avaliação da oficina, a lição de casa e os encaminhamentos pra o próximo encontro, marcado para daqui a quinze dias, sempre numa terça feira.
Formadora de Língua Portuguesa do Gestar II em Cerejeiras - RO
Luiza Oliveira de Assunção
Nenhum comentário:
Postar um comentário